Marcadores

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Resenha: Eram os Deuses Astronautas?



   O livro Eram os Deuses Astronautas foi originalmente escrito em 1968 pelo polêmico escritor Erich von Däniken. No livro somos apresentados a uma das mais populares teorias da crença em seres extra-terrestres. Segundo o autor em diversos lugares do mundo foram encontradas provas concretas de contatos entre a raça humana e uma espécie superior vinda das estrelas. Essa espécie de intelecto superior forneceram meios para a evolução da humanidade e com isso foram cultuados como deuses.

   Von Däniken aponta a ligação entre as piramides do Egito e dos Incas, as quilométricas linhas de Nazca, os moais da Ilha de Pascoa como representações de culturas primitivas de visitantes interplanetários. Além disso ele teoriza que o acasalamento de aliens e primatas poderiam ter originado a espécie humana.

   Claro que até hoje (quase 50 anos depois) nenhum das proposições do livro foram confirmadas, e muitas das provas apresentadas no livro foram refutadas. O livro hoje pode ser visto como uma ficção, ou um relato dos pensamentos de uma época as vésperas do pouso na lua. Quando foi lançado ele atingiu o caráter de best-seller em pouco tempo, vendendo até hoje cerca de 65 milhões de copias em todo o mundo, oque acarretou em várias críticas da comunidade cientifica.

    Mas nem todo o livro é teorizado, no capítulo 10 ( A experiência espacial terrestre) temos uma das melhores e mais completas justificativas do porquê o estudo do cosmos é de vital importância para a raça humana.

   No geral Eram os Deuses Alienigenas é livro monótono, com grandes partes sem justificativa, apenas sugestionando paginas a fio, mais vale a pena ler pela curiosidade da visão de futuro de um escritor “visionário” dos anos 60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário