Marcadores

quarta-feira, 10 de junho de 2015

#Resenha Filmística 12: A Onda (Die Welle) 2008

   


  Filmes que contam a história de bons professores dispostos a fazerem a diferença na vida de seus alunos, já não são novidades em Hollywood, isso já foi visto em filmes como Escritores da Liberdade e Sociedade dos Poetas Mortos, mas nunca um filme desse tipo foi ousado ao ponto de se ver um professor criando um governo fascista dentro da sala de aula em plena Alemanha do século XXI (onde falar sobre nazismo é um tabu e uma vergonha até hoje). E é assim que se enquadra A Onda.

   Lançado em 2008 o professor da vez é o alemão Rainer Wegner interpretado por Jason Statham Jurgen Vogel, que frustrado por ser sorteado para dar aula de autocracia (uma forma de governo na qual há um único detentor do poder político-estatal) e intrigado pela pergunta ''se seria possível a volta do nazismo na Alemanha atual?'', feita por uma aluna, resolve estimular seus alunos de uma maneira diferente, formando uma espécie de governo autocrático dentro da sala de aula. Mas oque ele não esperava era que esse experimento ficasse fora de controle e espalha-se por toda a escola.

  A Onda conta com um roteiro muito maduro e calcado na realidade. A direção de Dennis Gansel embora simples propicia um ambiente mais natural e dinâmico entre os atores. Mas o longa apresenta um problema de ritmo grave. Por volta da metade o filme muda completamente, de um drama cabeça sério, para um filme adolescente bobo, e perto do final volta com seriedade. Sem tirar o mérito da obra como um todo, mas isso quebra um pouco a imersão.



  No geral A Onda tem com mais qualidades do que defeitos, e possui um final incrível e em aberto que propõe várias discussões, é um filme recomendadíssimo para todo mundo.


Nota do autor: 7.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário