Marcadores

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Resenha Drive (2011)



   Quando eu terminei de ver o filme pela primeira vez eu sabia que tinha amado o filme, mas não sabia o porquê. Seria por causa da trilha sonora? da história ? por causa da Carey Mulligan? Sim, isso também, mas tinha algo mais que eu não estava identificando. Então fui ler algumas matérias, e depois de muito estudo me toquei no que era. Durante todo o filme acompanhamos o personagem do Ryan Gosling em cenas belíssimas, mas com pouquíssimos diálogos, e isso é proposital. Durante o processo de desenvolvimento do filme o diretor Nicolas e o próprio Ryan limaram diversas falas do roteiro. Eles fizeram isso para que os elementos de cena (como enquadramento, iluminação, trilha sonora …) expressassem tudo que precisava ser dito para o espectador, e esse é o grande diferencial do filme.




O Escorpião e o Sapo
   Um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio e lhe fez um pedido:
   - Amigo sapo, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?
O sapo respondeu:
   - Só se eu fosse louco! Você vai me picar e eu vou ficar paralizado e afundar.
O escorpião disse:
   - Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos e nos afogaríamos.
   Confiando na lógica do que disse o escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, nadando para atravessar o rio.
   Quando chegaram no meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo.
   Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou:
   - Por que você fez isto? Agora nós dois vamos morrer!
   E o escorpião respondeu: "Desculpe, mas essa é a minha natureza."


   Lançado em 2011 Drive foi inspirado num livro de mesmo nome do autor James Sallis, dirigido pelo dinamarquês Nicolas Winding Refn (mesmo de Bronson), e roteirisado pelo Houssein Amini. No filme temos o personagem do Driver (Ryan Gosling) um mecânico e duble de filmes de ação, que ocasionalmente é piloto de fuga para bandidos e mafiosos. No começo do filme Driver conhece sua vizinha Irene (Carey Mulligan), uma garçonete que é casada e que tem um filho com o até então preso Standard Gabriel (Oscar Isaac). Ao aproximar-se da moça e do seu filho (embora tenha relutado no começo) o Driver passa a ter sentimentos por eles, mas sua natureza destrutiva pode vir a ser um problema quando Gabriel volta e ele e sua família são ameaçados.


   Drive é um filme que acima de tudo é aclamado pela sua direção e sutileza nos detalhes (um video com alguns detalhes pode ser encontrado clicando aqui). Em diversas vezes é feita a alusão a história do escorpião e o sapo. Na história original o escorpião acaba morrendo junto com o sapo por conta de sua natureza, no filme o Driver tenta esconder sua natureza violenta de Irene, mas as coisas saem de controle ele acaba revelando toda a sua natureza a fim de protegê-la, mesmo sabendo que aquilo seria o fim da relação dos dois.

  Originalmente tinha a premissa de ser um filme para concorrer com Velozes e Furiosos, mas assim que foi concretizada a parceria entre Gosling e Winding (inclusive Gosling foi o responsável por escalar o dinamarquês), eles optaram por uma abordagem mais técnica, limando assim vários diálogos do roteiro. Quando foi lançado foi aplaudido por 15 minutos em Cannes. Rendendo o prêmio de melhor diretor nessa festival.




Nota do Autor: 9.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário