Marcadores

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Resenha: A Outra História Americana



  A Outra História Americana tem um tema polêmico, o longa aborda a história de Derek Vinyard (Edward Norton), um neo nazissita do começa dos anos 90, e de seu irmão Danny Vinyard (Edward Furlong), um garoto inocente que por crescer junto de seu irmão mais velho acaba se influenciando a seguir esse perigoso caminho.

  O filme impressiona pela modo como trabalho esse assunto, que para muitos é um tabu, ele justifica a crueldade e o preconceito dos personagens em relacionamentos problemáticos e jovens vulneráveis, que encontram no grupo uma sensação de pertencimento. Até mesmo Derek, que no filme foi revelado como sendo um dos lideres do movimento, teve a influencia de seu pai um bombeiro preconceituoso, que mais tarde veio a ser assassinado em um bairro de negro.

  O filme começa em preto e branco com uma cena de flashback, onde o jovem Danny é acordado com o carro de seu irmão sendo roubado por três negros, Derek furioso e armado parte pra cima e matando dois deles e sendo preso, condenado a três anos de prisão.

  Dentro da prisão ele percebe que seus valores estão deturpados, e que as coisas dentro da prisão não funcionam do mesmo jeito do que do lado de fora, ele é atacado por membros de sua gangue e sem mais esperança ele aguarda por sua morte todos os dias.

  Mas surpreendentemente ele é ajudado pelo seu ex-diretor Bob Sweeney, que Derek odiava por ser negro. Bob lhe da forças para mudar de vida. Nas palavras do próprio diretor nada que Derek defendia até então melhoraram sua vida.

  Envergonhado e arrependido por seu passado ele é informado que seu irmão Danny está seguindo seus passos e já é membro de sua antiga gangue. Isso faz com que abandone completamente sua antiga ideologia, conseguindo assim cumprir sua pena.

  Quando Derek sai da prisão e reencontra sua família o filmes muda passando a exibir cores, e a medida que Derek vai se distanciando do seu passado, e ao mesmo tempo convencendo Danny a mudar de ideia, o contraste em relação aos flashbacks, em preto e branco, vai só aumentando. E o filme, assim como seu protagonista, que começou sombrio e preto e branco, vai adquirindo cores e vida.



Direção


  Por mais incrível que pareça, A Outra História Americana é o primeiro Longa do diretor Tony Kaye, antes disso ele dirigia clipes para artistas como Johnny Cash, Roger Walters e Red Hot Chilli Peppers.

  Tony Kayle nasceu em 1952, em uma família judia ortodoxa de classe trabalhadora, oque explica seu interesse no roteiro do filme. Embora muito empenado Kayle criticou o produto final e a produtora, New Line. Ele queria que o filme tivesse mais cenas explícitas, e propôs retirar os flashbacks, principal característica técnica do filme.

Atuações


  Por mais que Edward Furlong (o eterno John Connor), tenha feito um bom papel, os elogios do filme vão todos para Edward Norton, que exerceu uma das melhores atuações de sua carreira, oque lhe concedeu uma nomeação ao oscar.


Nota do Autor: 8.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário