Marcadores

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

O melhor dos cinemas em 2019/01 (01 de 03)




Janeiro




Wifi Ralph

Status: Já nos cinemas


Ralph, o mais famoso vilão dos videogames, e Vanellope, sua companheira atrapalhada, iniciam mais uma arriscada aventura. Após a gloriosa vitória no Fliperama Litwak, a dupla viaja para a world wide web, no universo expansivo e desconhecido da internet. Dessa vez, a missão é achar uma peça reserva para salvar o videogame Corrida Doce, de Vanellope. Para isso, eles contam com a ajuda dos "cidadãos da Internet" e de Yess, a alma por trás do "Buzzztube", um famoso website que dita tendências.




Lançado em 2018 Wifi Ralph é maior aposta da Disney no quesito de animação para esse começo de ano. Com um orçamento de 175 milhões o longa aposta alto para atingir a garota de férias em janeiro, e até o dia em que escrevo esse texto a tática foi certeira com uma arrecadação de mais de 400 milhões em pouco mais de 2 semanas.






Dragon Ball Super: Broly



Status: Já nos cinemas

Apesar da Terra estar em um período de calmaria, Goku se recusa a parar de treinar constantemente - ele quer estar pronto para quando uma nova ameaça surgir. O que ele não imaginava era que seu novo inimigo seria Broly, um poderoso super saiyajin sedento por vingança, que deseja destruir todos que encontrar pela frente.



Depois do sucesso do torneio do poder, a saga de Goku e seus amigos ganha mais um capítulo com uma releitura de em um de seus personagens mais idolatrados e obscuros personagens. 
Em Dragon Ball Super: Broly a Toei, desenvolvedora dos animes, soube ouvir as críticas dos fãs e retrabalhou o traço das animações e coreografias no longa que deixaram a desejar nas últimas sagas.







Meu Querido Filho


Status: Já nos cinemas

Riadh (Mohamed Dhrif) está prestes a se aposentar como motorista no porto de Túnis. Com Nazli (Mouna Mejri), ele forma um casal unido em torno de seu único filho, Sami (Zakaria Ben Ayyed). As repetidas enxaquecas dele preocupam seus pais e no momento em que Riadh acha que seu filho está melhor, ele desaparece.



Meu Querido Filho é um drama contemporâneo, e que poucas vezes foi contado no ocidente. A violência é uma constância no filme, porém ela não é mostrada, dando espaço à um amor Storge (amor de pai pra filho ). E é exatamente nesse meio conflituoso entre a causalidade da violência contemporânea e o humanismo Storgeano em que Meu Querido Filho mais brilha. 







Lizzie



Status: Já nos cinemas 


1892, em plena Era Vitoriana. Lizzie Borden (Chloë Sevigny) é uma mulher solteira que ainda vive sob a rigidez de seu pai, Andrew (Jamey Sheridan), por mais que tenha atitudes consideradas ousadas para a época. Tal situação vive provocando atritos entre pai e filha, ampliados pelo frágil estado de saúde dela. Menosprezada como filha e como mulher, Lizzie aos poucos se aproxima de Bridget Sullivan (Kristen Stewart), uma jovem criada que trabalha há pouco tempo para a família.



Inspirado em fatos reais, o longa Lizzie nos mostra que filmes com protagonistas femininas não são só importantes, como cruciais para o desenvolvimento da indústria já tão mesmerizada com o passar das décadas, o protagonismo Chloë Savigny realça a narrativa que embora seja de época tem muitos elementos atuais. 




A Esposa


Status: Já nos cinemas


Joan Castleman (Glenn Close) é casada com um homem controlador e que não sabe como cuidar de si mesmo ou de outra pessoa. Ele é um escritor e está prestes a receber um Prêmio Nobel de literatura. Joan, que passou 40 anos ignorando seus talentos literários para valorizar a carreira do marido, decide abandoná-lo.



Todo o teor dramático da personagem Joan mescla muito bem à intriga do longa, e a direção, até certo ponto simplificado, possibilidade um ainda maior desenvolvimento de personagem colocando Glenn Close como uma das favoritas ao Oscar.





Assunto de Família


Status: Já nos cinemas


Depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu (Lily Franky) e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber das dificuldades que enfrenta. Embora a família seja pobre e mal ganhem dinheiro dos pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem.



Grande Sucesso de público e crítica no mercado oriental, Assunto de Família é singelo em abordar a união de uma família bem disfuncional.




Homem-aranha no Aranhaverso


Status: Já nos cinemas


Miles Morales é um jovem negro do Brooklyn que se tornou o Homem-Aranha inspirado no legado de Peter Parker, já falecido. Entretanto, ao visitar o túmulo de seu ídolo em uma noite chuvosa, ele é surpreendido com a presença do próprio Peter, vestindo o traje do herói aracnídeo sob um sobretudo. A surpresa fica ainda maior quando Miles descobre que ele veio de uma dimensão paralela, assim como outras versões do Homem-Aranha.



Recente ganhador do globo de ouro, desbancando outros sucessos como Wifi Ralph e os Incríveis 2. Essa animação trouxe qualidade, e principalmente dúvidas, para as premiações de animações.



Máquinas Mortais 


Status: Já nos cinemas


Anos depois da "Guerra dos Sessenta Minutos". A Terra está destruída e para sobreviver as cidades se movem em rodas gigantes, conhecidas como Cidades Tração, e lutam com outras para conseguir mais recursos naturais. Quando Londres se envolve em um ataque, Tom (Robert Sheehan) é lançado para fora da cidade junto com uma fora-da-lei e os dois juntos precisam lutar para sobreviver e ainda enfrentar uma ameaça que coloca a vida no planeta em risco.



Do mesmo criador de Senhor dos Anéis e Hobbit, Máquinas Mortais é mais uma tentativa de emplacar uma franquia de futuro distópico, similar à Hunger Games, nas telonas. 
Baseado no riquíssimo universo do escrito por Philip Reeve, com mais de 5 livros apenas na saga de Máquinas Mortais, a franquia não teria problema com falta de inspiração




Maus Momentos no Hotel Royale


Status: Sem estreias previstas para cinema


Década de 1960, sete desconhecidos se encontram no El Royale, um hotel degradado perto de Lake Tahoe, Califórnia. Cada um deles tem um segredo obscuro e precisa encontrar redenção durante a noite... antes que tudo vá para o inferno.



Com uma pegada de neo noir macabro Maus Momentos no Hotel Royale surpreende pela temática e compasso do longa. Tal abordagem mais que familiar para Drew Goddard (mesmo de O Segredo da Cabana  e Perdito em Marte) já acostumado à quebrar formulas batidas em Hollywood.




Como Treinar um Dragão 3


Status: Já nos cinemas


Soluço tem um grande sonho: encontrar um lar onde os dragões possam viver em paz. Mas, no meio deste plano, o perigo começa a rondar a sociedade viking quando o vilão Grimmel aparece para acabar com a liberdade dos dragões - especialmente Banguela.



Terceiro e último filme de umas das melhores e únicas franquias que souberam se por ao meso nível das franquias Disney/Pixar na última década.




Amigos para Sempre


Status:Já nos cinemas


Philip (Bryan Cranston) é um homem rico que fica tetraplégico, após sofrer um acidente. A situação o deixa desgostoso com a vida, já que está sempre rodeado de enfermeiros e pessoas para ajudá-lo. Até que um dia, durante a seleção de um assistente, ele simpatiza com Dell (Kevin Hart), um jovem com registro criminal que não tem a menor experiência na função. Philip decide contratá-lo e, ao seu lado, reencontra o prazer pela vida



 Amigos para Sempre é um Remake do novo clássico francês Intocáveis (2011), o longa almeja atingir um público maior que sua fonte europeia, e para isso conta com o protagonismo do sempre incrível Walter White Bryan Cranston e Kevin Hart. 



O Peso do Passado


Status: Já nos cinemas


Erin Bell (Nicole Kidman) é uma detetive da polícia norte-americana que aceita participar de um plano arriscado, infiltrando-se entre bandidos para obter informações. A estratégia dá errado, gerando uma tragédia que marca a sua vida para sempre. Anos mais tarde, ela reencontra pistas da gangue de antigamente, e volta a perseguir os responsáveis por seu drama pessoal.



Todo o começo do ano diversos filmes que chegam ao mercado nacional tem certas características específicas. São filmes com orçamento mediano, uma ou duas atuações exemplares e com uma temática atraente para o público. Esse é o caso de O Peso do Passado, grande candidato a concorrer à uma indicação no Oscar de Melhor atriz. 




Vidro


Status: Já nos cinemas


Kevin Crumb (James McAvoy), o homem com 24 personalidades diferentes, passa a ser perseguido por David Dunn (Bruce Willis), o herói de Corpo Fechado (2000). O jogo de gato e rato entre o homem inquebrável e a Fera é influenciado pela presença de Elijah Price (Samuel L. Jackson), que manipula seus encontros e guarda segredos sobre os dois.



Uma das estréias mais aguardadas desse primeiro semestre, Vidro se passa após os surpreendentes fatos de Fragmentado (2016), e finaliza a trilogia de M. Night Shyamalan iniciada em 2000 com Corpo Fechado




Creed ll


Status: Estreia em 24/01


Adonis Creed (Michael B. Jordan) saiu mais forte do que nunca de sua luta contra 'Pretty' Ricky Conlan (Tony Bellew), e segue sua trajetória rumo ao campeonato mundial de boxe, contra toda a desconfiança que acompanha a sombra de seu pai e com o apoio de Rocky (Sylvester Stallone). Sua próxima luta não será tão simples, ele precisa enfrentar um adversário que possui uma forte ligação com o passado de sua família, o que torna tudo ainda mais complexo.



Depois de 8 filmes o universo de Rocky Balboa parece estar mais vivo do que nunca, em Creed 2 temos o retorno de um dos maiores algozes do garanhão italiano, Ivan Drago, mas os lutadores e os motivos agora são outros. 




A Favorita


Status: Estreia 24 de Janeiro


Na Inglaterra do século XVIII, Sarah Churchill, a Duquesa de Marlborough (Rachel Weisz) exerce sua influência na corte como confidente, conselheira e amante secreta da Rainha Ana (Olivia Colman). Seu posto privilegiado, no entanto, é ameaçado pela chegada de Abigail (Emma Stone), nova criada que logo se torna a queridinha da majestade e agarra com unhas e dentes à oportunidade única.



O diretor Yorgos Lanthimos tem pavimentado sua carreira com obras expressivas e altamente autorais, vide O Lagosta (2016). Em A Favorita ele sai de sua zona de conforto ao utilizar um roteiro pautado na realidade, será interessante ver o que nos espera dessa obra repleta de estrelas.




Green Book - O Guia


Status: Estreia 24 de Janeiro


1962. Tony Lip (Viggo Mortensen), um dos maiores fanfarrões de Nova York, precisa de trabalho após sua discoteca, o Copacabana, fechar as portas. Ele conhece um um pianista e quer que Lip faça uma turnê com ele. Enquanto os dois se chocam no início, um vínculo finalmente cresce à medida que eles viajam.



Ok acho que já é seguro afirmar que Mahershala Ali é a reencarnação do folclórico Rei Midas, onde tudo o que toca vira ouro. Ou no caso dele, Oscar, ou Globo de Ouro, ou SAG…. O certo é que Ali e Viggo Mortensen, outro que flerta a tempos com a temporada de prêmios, tem de tudo e mais um pouco para passarem a temporada de premiações bem ocupados.



Boy Erased: Uma Verdade Anulada


Status: Estreia 31 de Janeiro


O jovem Garrard (Lucas Hedges) de apenas 19 anos mora numa pequena cidade conservadora do Arkansas. Ele é gay e filho de um pastor da igreja batista. Chega um momento em que ele é confrontado pela família, ou arrisca perder sua família e amigos ou entra num programa de terapia que busca a "cura" da homossexualidade.



Desde 2016 quando atuou no excelente Manchester à Beira-Mar, Lucas Hedges não ficou parado, o garoto de 22 anos se aventurou em diversos papéis, sendo positivamente reconhecido em todos eles, mas Boy Erased será seu trabalho de maior destaque, podendo colocar em definitivo seu nome entre os grandes da indústria. 




Vice


Status: Estreia 31 de Janeiro 


A história de Dick Cheney (Christian Bale), o vice-presidente mais poderoso da história, e como suas políticas mudaram o mundo.



Durante a época que George W Bush era presidente dos EUA, muitas críticas foram feitas, dentre as principais a falta de iniciativa e pulso firme da figura do próprio presidente. Muito se deve à articulação e extremo poder de convencimento de Dick Cheney seu vice.
 E sendo a Ficção é bem mais legal que a realidade temos aí um dos filmes mais polêmicos desse primeiro semestre. Eu já falei que ele é grande cotato para o Oscar?





Leia a parte 03 ( Em Breve)

Nenhum comentário:

Postar um comentário