Marcadores

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Resenha: Trainspotting (1996)



   Lançado em 1994 Trainspotting acabou se tornando aclamado por alguns e odiado por outros, nele é retratado a vida de um grupo de jovens escoceses viciados em heróina. Com o decorrer do filme vemos que esses jovens vêem a droga como uma válvula de escape para oque eles consideram uma vida monótona e sem proposito.



   Conhecido como o Pulp Fiction britânico esse longa do diretor Danny Boyle (Quem Quer ser um Milionário e 127 Horas) acabou se destacando pela forma como abordava o consumo e vicio de drogas. Com altas doses de humor negro o filme leva o espectador diversas vezes a gargalhada, para em seguida choca-lo com uma cena perturbadora.


   “Escolha uma vida, escolha um emprego, escolha uma família, uma carreira, uma televisão bem grande, máquina de lavar, carros, cd player, abridor de lata elétrico… por que eu ia querer isso? preferir não ter uma vida, preferir ter outra coisa! E os motivos? Não há motivos, pra quê motivos se você tem heroína?”

   Essa frase dita pelo personagem Mark Renton (Ewan McGregor), e exemplifica bem como o filme se guia. Mark assim como seus amigos, jovens de Edimburgo, passam seu tempo se drogando e se drogam para viver, para eles a droga é melhor que sexo e não precisam de nada mais para viverem.

   Embora possa parecer um filme dramático, o longa (e os personagens) não se leva a sério, durante todo o filme vemos cortes rápidos e criativos, semelhante as obras do também britânico diretor Edgar Wright (Chumbo Grosso, Todo Mundo Quase Morto), além de cenas simplesmente absurdas, destaco a cena do “banheiro mais sujo da Escócia”

   Poucos filmes conseguem pegar um assunto polêmico como as drogas e fazer humor sem parecer forçado, Trainspotting é um dos que entra nessa lista. Oque mais impressiona, é a naturalidade com que a história se desenvolve, para isso grande parte das cenas foram feitas com um take. A química entre a direção de Boyle e os atores, é evidente até mesmo no produto final, uma prova disso é a continuação da parceria de Ewan McGregor e o Danny Boyle em mais três filmes.



   Apesar do tema polêmico Trainspotting é praticamente perfeito ao retratar oque leva um usuário de drogas a cometer certas ações. Grande parte do humor do filme pode ser interpretado com uma metáfora ao prazer sentido pelos personagens ao injetarem a droga. Então se você não viu essa que é considerado um dos 100 melhores filmes do cinema britânico por favor não perca tempo.







Nota do autor: 8.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário